
O Distrito de Zumbo, na província de Tete, conta desde terça-feira, 26, com um novo Tribunal Judicial. Para o efeito, o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, procedeu à inauguração da imponente infra-estrutura construída de raiz e que se enquadra na iniciativa presidencial “Um Distrito, um edifício condigno para o tribunal”.
À margem da cerimónia de inauguração, o Chefe do Estado, falou da importância da instalação desta infra-estrutura e o impacto que a mesma vai trazer no seio da população deste Distrito.
“Acabam de receber um edifício novo que vai melhorar as vossas condições de trabalho. A melhoria do vosso conforto não é objectivo último, mas é um meio para se atingir um fim maior: a melhoria da vossa prestação jurisdicional e o bem servir ao cidadão”, disse o Presidente da República.

Acrescentando, Filipe Nyusi explicou que com a entrada em funcionamento deste tribunal, os residentes de Zumbo veem reforçada a sua cidadania, podendo usufruir dos mesmos direitos dos outros cidadãos que se encontram noutros cantos do país.
O chefe do Estado moçambicano realçou que com a inauguração deste empreendimento a população local deixa de depender dos distritos mais próximos, nomeadamente, Marávia e Chifunde para o acesso à justiça.
Participaram nesta da cerimónia, o Venerando Juiz Presidente do Tribunal Supremo, Adelino Muchanga e a Veneranda Juíza Presidente do Conselho Administrativo do Cofre dos Tribunais, Matilde Augusto Monjane Maltez de Almeida.
Recorde-se que o Tribunal Judicial de Zumbo foi implantado à luz da iniciativa presidencial “Um Distrito, Um edifício condigno para o Tribunal”, cuja construção é da responsabilidade do Cofre dos Tribunais.
Refira-se que o distrito de Zumbo localiza-se a Oeste da Província de Tete e faz limite a Norte e Oeste com a República da Zâmbia e possui uma população estimada em cerca de 94 mil habitantes.

