Cofre dos Tribunais

Venerando Presidente do Tribunal Supremo destaca as qualidades da Presidente do CAC

O Venerando Presidente do Tribunal Supremo, Adelino Manuel Muchanga, destacou as qualidades da Presidente do Conselho Administrativo do Cofre dos Tribunais, CAC, a Dra. Matilde Augusto Monjane Maltez de Almeida, recentemente reconhecida pelo Estado moçambicano com o título de “Mérito no Trabalho, num evento referente ao dia das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, FADM, dirigido pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.

Adelino Muchanga destacou “a pessoa dedicada e corajosa” que tem estado na linha da frente na implantação de edifícios condignos para os tribunais, um projecto de âmbito nacional que está a elevar a qualidade da administração da justiça no país. 

“Celebramos o reconhecimento público de “Mérito no Trabalho” da Veneranda juíza Conselheira e Presidente do Conselho Administrativo do Cofre dos Tribunais, Dra. Matilde Augusto Monjane Maltez de Almeida. É uma ocasião e oportunidade de agradecermos a sua contribuição extraordinária, não apenas como gestora, mas também como juíza” apontou Muchanga.

 A Veneranda Matilde Monjane “é uma pessoa dedicada, uma dedicação extraordinária, corajosa e um alto sentindo de justiça. Tenho o privilégio de trabalhar com ela [no Tribunal Supremo] e, portanto, para além da sua qualidade técnica que atinge os níveis de excelência, também cria um senso de justiça muito apurado” descreveu fazendo referência à iniciativa presidencial de construção dos edifícios condignos para os tribunais.

“Na implementação da iniciativa presidencial [um distrito, um edifício condigno para o tribunal], demonstrou ser uma pessoa com sentido de exigência acima daquilo que as pessoas estão habituadas, principalmente os empreiteiros e os fiscais de obras. É exigente para consigo mesma e para todos e essa característica não é muito apreciada por muitos, infelizmente. Mas quem a conhece sabe que por detrás desta exigência está uma senhora com um sentido humanista profundo, uma pessoa solidária com uma alma leve. Portanto, queremos agradecer-lhe pela excelente contribuição, queremos que seja a luz que ilumina o caminho de outros colegas da magistratura judicial e continue a dar a sua contribuição para a materialização da nossa visão de um sistema acessível, independente, íntegro, moderno, célere e de qualidade. Bem-haja nossa colega e amiga por esta e mais do que merecida homenagem. Parabéns, Dra Matilde!”, felicitou o Presidente do Tribunal Supremo.

Scroll to Top